domingo, 31 de março de 2013

O noivo da minha melhor amiga by Emily Giffin


( GIFFIN, Emily. O noivo da minha melhor amigaRio de Janeiro: Editora nova fronteira, 2011. 352p.)

Rachel White chegou aos temidos trinta anos.  Quando era criança costumava imaginar que seu aniversário de 30 anos seria uma data muito especial, ela ganharia um caso importante como advogada, teria um marido que a amava, filhos encantadores e uma casa no subúrbio.  Mas, agora que a data chegou, a realidade é bem diferente do planejado. Rachel tem uma vida sem graça, trabalha em um escritório de advocacia e odeia seu emprego, só não pede demissão por que precisa do dinheiro para pagar seus empréstimos e o aluguel. Oh, e é claro sua vida amorosa é inexistente.


Mas, tudo começa a mudar quando a sua melhor amiga Darcy resolve lhe dar uma festa de aniversário “surpresa”. As duas são amigas desde crianças e  apesar do comportamento difícil de Darcy, ela sempre fechou os olhos para os rompantes de egoísmo e competitividade da amiga. Darcy simplesmente tinha que ser a melhor em tudo e ter tudo. E como Darcy sempre fora linda e extravagante não era difícil sobressair diante da tímida Rachel. E assim seguiu sua vida sempre a sombra de Darcy.

Na festa de aniversário muitas coisas acontecem. Darcy volta para casa mais cedo após beber todas. E Dexter seu noivo acaba voltando para a festa para procurar a bolsa da Chanel que ela esqueceu.

Dexter é realmente lindo, ele e Rachel cursaram a faculdade de Direito juntos e na época ela nutria uma paixonite por ele. Mas é claro que ele acabou ficando com a Darcy, afinal gente bonita fica com gente bonita.

Enfim, Dexter e Rachel acabaram esticando um pouco a noite e foram à outro bar. Já um pouco alterados pela bebida, a conversa flui e de repente ... Na volta para casa eles acabam se beijando dentro do taxi... e acordam no outro dia na cama de Rachel!!!


"Então, de repente, do nada, Dex está me beijando. Ou talvez eu esteja beijando Dex. Não sei como,
estamos nos beijando. Minha cabeça fica leve enquanto ouço o suave som dos nossos lábios se encontrando repetidas vezes. A certa altura, Dex, entre um beijo e outro, diz ao motorista que no fim das contas vai ser apenas uma parada."


Rachel está desesperada, culpada, Dexter nem tanto, ele afirma que não estava tão bêbado e não se arrepende da noite que passaram juntos. Agora eles precisam avaliar os próprios sentimentos e decidem ter alguns encontros extras e o romance acaba desenvolvendo.

O problema do Dexter é que ele é tão passivo! Tinha vontade de sacudi-lo e gritar com ele pra ver se tomava alguma atitude. Ele simplesmente vai seguindo com os planos para o casamento, enquanto diz estar apaixonado pela Rachel.

 " Estou cansada dessa espiral de emoções, Dex. O interminável ciclo de esperança,
culpa e ressentimento. Estou cansada de imaginar o que vai acontecer com a gente.
Estou cansada de esperar por você.
- Eu sei. Sinto muito - diz ele. - Eu te amo, Rachel."

A grande questão do livro não é apenas a traição, mas todas as implicações morais dela. Afinal, Darcy pode ser uma pessoa egoísta e mesquinha, capaz de tudo para ser melhor até mesmo mentir, mas sua amizade e carinho pela Rachel é verdadeiro. Deve ser por isso que Rachel é tão pouco decidida em lutar pelo amor de Dexter. E também é claro a baixa auto estima, acho que anos  ficando atras da Darcy deram a Rachel uma perspectiva ruim sobre si mesma.

Um dos melhores personagens para mim é Ethan, amigo de Rachel e Darcy que mora na Inglaterra, ele é inteligente, sarcástico e de cara consegue perceber a situação. Gosto dele principalmente por dizer a Rachel que ela precisa ser decidida, e enfrentar seus problemas senão a vida não muda.


Gostei muito do livro, e adaptação para o cinema ficou muito boa, mudaram poucas coisas, mas a única que me incomodou mesmo foi o fato da Darcy ser uma grande megera! Acho que fizeram isso para "justificar" a traição. Mas de modo geral gostei muito. 

Um pouquinho do filme:



Música Escolhida: Linger by The Cranberries

I swore I would be true
(Eu jurei que seria sincera)

And honey, so did you
(E querido, você também jurou)
So why were you holding her hand?
(Então porque você estava segurando a mão dela?)
Is that the way we stand?
(É desse jeito que nós estamos?)
Were you lying all the time?
(Você estava mentindo o tempo todo?)
Was it just a game to you?
(Foi só um jogo para você?)



Pontuação: 4 Cafés

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou? Deixe sua opnião.