segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Feios by Scott Westerfeld



(WESTERFELD, Scott. Feios. 2 ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010. 416p.)

Em um futuro distópico, após uma catástrofe mundial ter destruído grande parte do planeta, a sociedade percebeu que o ser humano não deve brincar com a natureza. Por isso, as grandes cidades futurísticas estão isoladas do meio ambiente. E é numa dessas cidades, chamada Nova Perfeição  que  a nossa história começa.

No passado as pessoas eram invejosas, vaidosas e faziam de tudo para se destacar, até  que chegamos ao limite de confundir beleza com sucesso. Nessa nova sociedade como uma cirurgia plástica criada pelo governo, todos podem ser belos, perfeitos e saudáveis  (Quem nunca sonhou???), e esse presente é dado a todos assim que completam dezesseis anos Nada mais de espinhas, problemas com cabelo... todas as suas feições são corrigidas, mas, será que é só isso?

Tally Youngwood  ainda tem  15 anos, ela não vê a hora de se tornar uma perfeita, mas por enquanto ela tem que se contentar em ficar na Vila dos feios (onde aqueles que ainda não se tornaram perfeitos vivem).  Os dias parecem não passar e depois que o seu melhor amigo Peris se tornou perfeito tudo parece muito sem graça! Mas Tally decide driblar a segurança que separam os feios dos perfeitos e ir a Nova perfeição fazer uma visitinha...

"– O que está fazendo aqui, Tally?
– Eu só... – gaguejou ela. Agora que estava cara a cara com ele, não sabia o que dizer. As conversas imaginadas desapareceram dentro daqueles olhos enormes e doces. – Eu precisava saber se ainda éramos..."

Peris está diferente, mas em três meses Tally será como ele e isso não vai mais importar. Mas ao voltar da sua pequena fugida para Nova perfeição Tally conhece Shay outra feia, e agora os meses sem Peris serão mais divertidos.

Tally gosta de aventurar com Shay e andar de prancha voadora fora dos limites, visitar as ruínas dos enferrujados (antigas cidade) mas diferente dela, Shay não tem pretensão de ser uma Perfeita, muito pelo contrário ela quer se juntar a um grupo denominado enfumaçados e quer que Tally vá junto!
obs.:Os enfumaçados são um grupo de pessoas que fogem da obrigatoriedade da cirurgia que te torna perfeita, eles vivem escondidos nas florestas fora da vista do governo.

Shay foge e Tally fica para ser transformada em perfeita, mas finalmente quando o grande dia chega  ela é procurada por uma agente do governo, Dra. Cable e chantageada a localizar os enfumaçados  senão terá que ser uma feia para sempre.  E é em busca da perfeição que Tally parte em uma grande aventura para encontra-los.

Ao chegar ao local Tally reencontra sua amiga Shay e conhece David, e descobre um novo estilo de vida privado da modernidade e aprende que há muito mais na vida do que beleza. Tally começa a gostar desse novo jeito de viver e principalmente de David o que não deixa Shay nem um pouco feliz.  E agora, será que ela terá  coragem de trair seus amigos em troca da perfeição? Ou será que ela vai ficar com David, mesmo magoando Shay?

"– David, ela gosta muito de você.
 – E eu gosto muito dela. Mas ela não é... 
– Não é o quê?
– Não é determinada. Não é você."


Eu gostei muito do livro, principalmente da crítica feita à sociedade, mas eu acho que autor deixou alguma coisa a desejar, eu queria saber mais sobre a história dos enferrujados e o que realmente aconteceu que destruiu  toda a sociedade e fez nascer essa nova. Mas, devo dizer o final é daqueles que te deixa super ansioso pela continuação.

Os direitos autorais para o filme já foram vendidos para
a 20th Century Fox e o produtor John Davis (Eragon) em 2006, então vamos cruzar os dedos e tocer para sair logo.... 


Música para o filme.... Eu ouvi essa música e logo pensei...  é a musica perfeita para quando eles andam de prancha voadora...




Agora  a música escolhida especialmente para a Tally e David é Beautiful da Cristina Aguilera, por que fala "Eu sou bonita não importa o que os outro dizem..." e acho que essa é a ideia do livro,  criticar uma beleza superestimada.



Pontuação do Livro: Nesse eu fiquei na dúvida, mas vou dar 5 pela criatividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou? Deixe sua opnião.