domingo, 24 de fevereiro de 2013

Anna e o Beijo Francês by Stephanie Perkins


(PERKINS, Stephanie. Anna e o Beijo Francês. Editora Novo Conceito)


Com um enredo bem construído Anna e o Beijo Francês retrata sentimentos como: companheirismo e amizade, tendo como fundo uma das mais belas cidades do mundo: Paris...


“Isto é tudo que sei da França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. (...) O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços.”


O livro conta a história de Anna Oliphant (para os amigos Banana Elefante) uma garota apaixonada por filmes e que sonha em se tornar cineasta, cujo pai é um renomado escritor norte-americano, e a manda estudar em um Colégio Interno em Paris, a SOAP (School of America in Paris) com o intuito de que a experiência possa amadurecê-la. Apesar de ser mandada para a Cidade Luz, Anna não fica nada satisfeita em ter de deixar sua vida em Atlanta, sua melhor amiga Bridge (sua irmã gêmea loira), seu emprego e um quase namorado: Toph (um rapaz que trabalhava no mesmo lugar que Anna e toca na banda Penny Dreadfuls), além de sua mãe e seu irmão Sean.




“Eu o sinto chegar, mas não consigo evitar. 

Pânico. Eles me deixaram.  Meus pais realmente medeixaram! Na França!”


Chegando na cidade da Torre Eiffel ela faz amizade com Meredith, Rashimi, Josh e St. Clair (Étienne) um rapaz maravilhoso, que só possuí um defeito: ser comprometido com Ellie uma universitária que também mora em Paris, o que gera alguns conflitos no relacionamento dos dois e acaba influenciando na amizade com os outros personagens.

Com a ajuda de seus novos amigos aquele ano que parecia tão difícil de ser enfrentado acaba se tornando uma grande diversão, e ela tendo experiências pelas quais nunca pensou em passar.


“– Eu amo Paris – digo.
- E tenho certeza de que Paris a ama também.”



É interessante observar no livro que Anna no início tão reticente em aceitar morar em Paris acaba se habituando com os cotidiano da cidade, porém ainda sente falta de Bridge, com quem troca e-mails e ligações, e Toph (ou como St. Clair o chama "Costeletas) com quem ainda espera ter um relacionamento quando voltar. Mas será mesmo que as coisas serão iguais, os relacionamentos, as pessoas, as amizades? Será mesmo que o coração de Anna ainda pertencerá a Toph, como era antes?



"Tenho pensado no que é familiar também. Sinto falta de Toph de novo. (...) Bridge diz que ele pergunta por mim, mas não tenho conversado com ele ultimamente porque sua banda está muito ocupada. As coisas estão indo bem para os Penny Dreadfuls. Eles finalmente marcaram seu primeiro show. É exatamente antes do Natal e eu, Anna Oliphant, estarei presente.
Um mês. Mal posso esperar"


Também somos apresentados a outros alunos da Soap como Dave (que acaba mostrando interesse por Anna) e Amanda (que acaba implicando com Anna por causa de St. Clair, será que ela não entende que eles só são amigos), além de Nate (que mora junto com os alunos para supervisioná-los), os professores e outros personagens.

Anna e o Beijo Francês foi o primeiro romance lançado por Stephanie Perkins, e publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito. É narrado em primeira pessoa de acordo com a visão da protagonista e escrito de uma forma leve e descontraída. Uma história com aprendizados sobre amizade, companheirismo e amor, o que acaba nos remetendo a beijo, e se francês, melhor ainda!

Anna é uma menina companheira e amiga, com mania de organização.  Para ela escolhi a atriz Merritt Patterson.



E para St. Clair o ator Pierre Boulanger.




Capa: Na capa aparece a Torre Eiffel ao fundo, uma garota sentada em um banco usando uma blusa branca e um cachecol preto, ela está sentada e com a mão apoiada no assento do banco, perto de sua mão aparece a mão e também o braço de um garoto, fico super curiosa para conhecer o rosto do dono do braço. Rsrs... Gosto do detalhe do cachecol, pois em um dado momento do livro St. Clair empresta seu cachecol a Anna:



“Eu me arrepio. – A temperatura caiu ou sou só eu que estou sentindo frio?
- Aqui – Étienne tira o cachecol preto que está em seu pescoço e me entrega.”



Músicas:
Escolhi duas músicas da Lu Alone para o livro:

A primeira Postcard (Cartão Postal), para os momentos em que Anna está se aventurando pela cidade ou se divertindo com seus amigos:







“There's no postcard that enters this world
No cars, no buildings, nothing that you know
There's no postcard, no credit card
But trust me, this world is better than the one you live.”


“Não há cartão postal que entre nesse mundo

Não há carros, nem prédios, nada que você saiba
Não há cartão postal, não há cartão de crédito
Mas confie em mim, esse mundo é melhor do que aquele em que você vive.”



A segunda música é Not The Right Day (Não é o dia certo), para ela e o St. Clair, gosto da letra por retratar bem a situação.





“You're not the right guy
This is not the right place
It's not the right time
This is not the right day
I am just a stranger that entered your world
A girl from another town that nobody knows
I'm just a new girl that came to your school
That doesn't know anybody, but knows you
I know that you love me and my heart calls your name
But this is not the right time
This is not the right day”

Tradução do trecho:



“Você não é o cara certo

Esse não é o lugar certo
Não é a hora certa
Esse não é o dia certo
Eu sou apenas uma estranha que entrou no seu mundo
Uma garota de outra cidade que ninguém conhece
Sou apenas uma garota nova na sua escola
Que não conhece ninguém, mas te conhece
Eu sei que você me ama e meu coração chama teu nome
Mas não é a hora certa
Esse não é o dia certo”



Pontuação: Cinco cafés bem fresquinhos no final da tarde...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gostou? Deixe sua opnião.