(STEEL, Danielle. A Desconhecida)
O título original é A Perfect Stranger, nas edições traduzidas algumas capas trazem A Desconhecida e outras Um Desconhecido. Em 1994 foi lançada uma obra cinematográfica baseado no livro, abaixo alguns cartazes:
O livro é de Danielle Steel (Rainha dos Romances, rsrs) e encontra-se escrito em terceira pessoa, contando a história de Alexander (Alex) Hale, um advogado de sucesso (filho de Charlotte Brandon uma renomada escritora e irmão de Kay, uma mulher ambiciosa com uma carreira em ascensão na política que deseja concorrer ao Senado) que se encanta por uma desconhecida e não consegue esquecê-la encontrando-a por coincidência em um avião.
"(...) Subitamente a viu. Era uma mulher sentada num dos últimos degraus, dobrada sobre si mesma e imóvel, quase como se fosse uma estátua esculpida ali, uma estátua como a do Palácio das Belas-Artes, mas mais delicada, com a cabeça inclinada e o perfil iluminado pela luz que vinha do outro lado da rua. Alex ficou parado olhando-a, como se aquela mulher fosse uma escultura, uma estátua, uma obra de arte que alguém tivesse abandonado ali, um belo mármore na forma de uma mulher, esculpido com tanta perícia que parecia quase real."
A mulher em questão é Raphaella Phillips vinda de uma família tradicional e conservadora, casada há quinze anos com John Henry Phillips, um financista de prestígio, quarenta e quatro anos mais velho do que ela e que se encontra preso a uma cama devido a uma série de derrames.
"Isto não é vida para ninguém. Nem para ti, nem para mim. Conservo-te aqui, ano após ano, como minha prisioneira. Tu és pouco mais do que uma criança e eu estou desperdiçando os teus melhores anos. Os meus há muito que passaram. E eu... — Fechou os olhos por breves momentos, como se estivesse com dores, e Raphaella ficou preocupada. Mas John Henry voltou a abrir rapidamente os olhos e olhou-a de novo. — Fiz muito mal em casar contigo, Raphaella. Já era velho demais."
Durante a viagem Raphaella, apesar da incerteza inicial, se encanta por Alex e eles iniciam um romance, formando uma segunda vida: a primeira com John Henry, cuidando dele e das obrigações familiares; e uma com Alex, onde passa a ter uma casa uma família, sendo feliz novamente.
"Raphaella olhou-o inclinando a cabeça para um lado.
— Sabes uma coisa estranha? Sinto-me como se fosse esta a minha vida. Aqui. Contigo. Como se mais nada tivesse alguma vez existido, como se a minha vida em São Francisco não fosse real. Não é estranho?
Raphaella parecia perplexa e Alex tocou-lhe meigamente no rosto antes de beijá-la na boca. Depois se afastou um pouco com um leve sorriso.
— Não. Com efeito não acho nada estranho.
(...)
— Quero que saibas uma coisa, Raphaella. — Estendeu os braços e abraçou-a. — Que te amo. Mal nos conhecemos mas sei que te amo."
Tudo ia muito bem e ela conseguia administrar as duas vidas. Alex aceitava e entendia sua situação. Porém quando Kay, descobre esse romance acredita que isso pode destruir sua carreira e faz de tudo para acabar com a história, até mesmo ameaçar contar a verdade para John Henry, mesmo que isso o mate.
"A questão é que você anda metido com a mulher de um dos homens mais influentes deste país e se isso for descoberto será a minha morte política. Não por qualquer coisa que eu tenha feito, mas por sua causa. E eu não estou disposta a morrer para a política devido a um escândalo imundo provocado pelas suas aventuras."
Personagens
Raphaella Phillips é uma mulher delicada, proveniente de uma família conservadora. Casada com John Henry, cumpre sua obrigação de esposa com carinho, não reclamando em momento algum e sofre ao ver que ele já não é mais feliz. Apaixona-se perdidamente por Alex e começam a viver uma linda história de amor, até que uma intensa tragédia os separam. A atriz escolhida foi Jaimie Alexander, com seus traços delicados e porte elegante, ela possuí os requisitos necessários para a personagem.




Música
A música escolhida foi White Flag da cantora Dido. Acho perfeita para os personagens principais, já que Alex não desiste de Raphaella e mostra-se apaixonado perdidamente, mesmo que ela seja uma perfeita desconhecida.
"I promise I'm not trying to make your life harder
Or return to where we were
But I will go down with this ship
And I wont't put mey hands up and surrender
There will be no white flag above my door
I'm in love and always will be"
Tradução
"Eu prometo que não estou tentando dificultar sua vida