terça-feira, 29 de abril de 2014

A garota de papel by Guillaume Musso



(MUSSO, Guillaume. A garota de Papel. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Verus, 2012. 348 p.)

- O mundo da ficção é monótono? Engraçado, eu sempre pensei o contrário! A maioria das pessoas lê romances justamente para fugir da realidade.
  
Mudando a frase original eu diria: Nunca julgue um livro  pela sinopse. Eu não estava tão interessada nessa história, achei que seria previsível e coisa e tal... Mas, que surpresa boa! O enredo é ótimo e eletrizante e a escrita. Ai. Meu. Deus. como o autor escreve bem! Fora o zelo com todo o livro, e  a cada início de capítulo nos deparamos com pequenos prólogos feitos de frases e citações famosas.

Mas, vamos deixar de enrolação e começar a resenha desse livro lindo! 

Tom  Boyd é um escritor de 33 anos, que após uma infância conturbada alcança o sucesso com a sua série de livros “Trilogia dos Anjos”. Sua vida está perfeita,  seu livro entre os mais vendido e em breve será adaptado para o cinema,  e é no mundo da fama entre sessões de autógrafos e eventos sociais que ele conhece a pianista francesa Aurore Valancourt ela é linda, culta e elegante e ele esta completamente apaixonado.

Mas, parece que Aurore não compartilha do mesmo sentimento que Tom, afinal recusa veemente o pedido de casamento dele e pouco tempo depois já está namorando outro.

Com a desilusão amorosa o autor se entrega as drogas e bebidas, e desiste de escrever o último e  tão esperado livro da trilogia.

- Mas enfim - preocupou-se Milo - , Você não acha isso maluco? Se destruir por uma história de amor?
Ela o fitou com um olhar triste.
- Pode até ser maluco, mas acontece todos os dias. Acho comovente e terrivelmente humano.

E as coisas só pioram. O melhor amigo e agente do Tom, Milo não traz boas notícias, eles estão falidos  e o único jeito de dar a volta por cima é se tom escrever o último livro da série. Falando na série, parece que houve um erro na reimpressão do segundo volume: o livro para na página 266 e o restante está todo em branco.

Sem aquela que seria seu amor, sem dinheiro e o pior sem inspiração e vontade para continuar a escrever Tom está completamente desiludido com a vida. E é sempre nos momento mais obscuros que ela resolve dar uma reviravolta. 

E é em  uma noite tempestuosa que ela aparece: Billey Donelly, uma sexy e extrovertida personagem secundária do livro do Tom que afirma ter literalmente caído do livro. Ele não sabe se está muito chapado, ou se ela é  uma fã completamente louca, mas não há como negar que a garota nua na sua casa tem todas as características da personagem inclusive a personalidade irritante!

'' - Eu caí.  
  - Caiu de onde? 
     - De um livro. Da sua história, caramba!
  Olhei para ela incrédulo, sem compreender uma única e maldita palavra de seus devaneios.  (...)  - Senhorita, Billie Donellly é uma personagem de ficção...               
  - Até aí, estamos de acordo. ''

No outro dia quando Carole e Milo (melhores amigos do Tom) aparecem e o autor começa a relatar que uma personagem do seu livro estava viva e no mundo real não dá outra: Eles chegam a conclusão de que o Tom enlouqueceu de vez!

E depois de Billey salvar Tom de ser internado em um sanatório, os dois chegam a um trato: Billey irá ajudar Tom a recuperar a sua amada Aurore se ele prometer terminar de escrever o livro tratando de dar a Billiey o felizes para sempre que ela almeja, o que nesse caso seria ficar com o Jack um personagem que não vale nada! E assim, autor e personagem  fogem juntos em busca de seus respectivos finais felizes... e muita coisa acontece antes que eles percebam que nem sempre o que queremos nos trará a real felicidade!
  
Obviamente, Carole e Milo vão atrás de Tom e com alguns flashbacks vamos conhecendo um pouco do passado desses três amigos, Tom, Milo e Carole e descobrimos como sobreviveram a uma infância em um bairro pobre e violento e como isso influenciou o futuro de cada um deles. Também descobrimos a origem da inspiração de Tom para escrever o livro (e devo dizer, que meus olhos encheram de lágrimas nessa hora)! 

Não se iluda  esse livro é muito mais do que um simples romance fictício aos poucos vamos nos envolvendo com os dramas obscuro do passado de cada personagem, o porque de Carole ser tão reservada e o que esta por trás dessa relação de cumplicidade entre ela e Tom. Também, passamos a amar o Milo apesar de ser culpa dele a perda de todo o dinheiro do Tom, nós o compreendemos e perdoamos! E indo mais fundo descobrimos um segredo que Tom guarda a sete chaves! É uma história que fala de amizade, cumplicidade e superação!

Devo dizer, que o livro toma uma direção completamente diferente do que eu esperava, eu me vi virando páginas e mais páginas avidamente, sofrendo com todos os personagens  tudo isso nos preparando para um final surpreendente e de tirar o fôlego!

Sabe o que é mais interessante nesse livro? Podemos ver como um livro (e nesse caso o que o Tom escreveu - A trilogia dos Anjos) é capaz de mudar vidas e tocar o coração das pessoas!  Só tem uma coisinha que eu vou  criticar, eu também quero saber o final do livro que o Tom tava escrevendo!!! :(

E a música escolhida para o livro é Secrets do One Republic:

E eu não podia dar menos que 5 cafés para esse livro que eu amei!